esquizofrenia tipos

A esquizofrenia é um dos transtornos mentais mais conhecidos e hoje afeta 1% da população mundial. A primeira vista esse dado pode parecer pequeno, mas o que realmente importa é que precisamos entender sobre esse tipo de transtorno mental para que possamos nos informar e, principalmente, entender como recorrer a uma ajuda de um especialista em caso de necessidade.

Nesse artigo vamos entender o que é esquizofrenia, como ocorre, quais os principais sintomas, os tipos e como acontece o tratamento.

quais os tipos de esquizofrenia

O QUE É ESQUIZOFRENIA?
A esquizofrenia é um transtorno mental grave que interfere intensamente no modo como a pessoa pensa, sente e se comporta socialmente. Essa desestruturação psíquica, apresentam sintomas como alucinações, delírios, dificuldades no raciocínio e alterações no comportamento como indiferença afetiva e isolamento social.

Em outras palavras, a pessoa com esse tipo de transtorno psiquiátrico tem perda de noção da realidade e dificuldades de entender a diferença entre o imaginário e o que é real. Por isso, a principal característica dessa condição é a perda do contato com a realidade, ouvindo e vendo coisas que, na verdade, não existem para mais ninguém.

É bom saber, que a esquizofrenia não é extremamente perigosa e nada tem a ver com dupla personalidade, além disso, com o diagnóstico garantido é possível ser tratada e apresenta resultados graduais que transformam a vida dessa pessoa em algo dentro da normalidade.


DADOS HISTÓRICOS E ATUAIS
A esquizofrenia foi descoberta e conhecida como demência precoce, pelo então psiquiatra alemão, no século XIX, Emil Kraepelin. Já no século XX, ela passou a ser então conhecida como esquizofrenia, graças ao psiquiatra suíço Eugen Bleuler, que após estudos sobre o caso, acreditou que a antiga nomenclatura era inadequada para a doença mental.

Hoje, muitos estudos foram feitos e segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge homens e mulheres a partir do começo da vida adulta, mas mais especificamente até o começo dos 20 anos em homens, e entre os 20 e 30 anos entre as mulheres. Além disso, a esquizofrenia é considerada a terceira causa entre doenças que implicam na perda da qualidade de vida entre pessoas de 15 a 44 anos de idade.

O perigo dessa incidência nessa faixa etária mais jovem é que a doença é facilmente confundida com crises existenciais, egoísmo e revolta contra as normas e sistemas impostos, o que dificulta ainda mais o diagnóstico e o sucesso do tratamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *